Zouk

 

O Zouk (pronuncia-se "zuque") é um gênero musical originário das Antilhas (Guadalupe e Martinica). Está presente em vários ritmos Haitianos e sempre teve grande influência.

Zouk - que significa "festa" - é uma dança praticada no Caribe, mais frequentemente nas ilhas de Guadalupe e Martinica. Assim como o merengue, o zouk é dançado trocando-se o peso basicamente na cabeça dos tempos musicais (o que muitos professores de dança chamam simplesmente de tempo). Afora algum estilo que utiliza somente a cabeça do tempo, em geral entre as cabeças se marca também no intervalo entre as mesmas, no que é chamado de contratempo (como por exemplo no samba) - marcado com o chamado 1,2. No contratempo, se faz o movimento característico do zouk: uma ginga ou um movimento sinuoso (onda) conhecido como cobrinha.

 

 

No Brasil, utiliza-se a música zouk para uma espécie de dança oriunda da lambada, porém com movimentos mais adaptados ao andamento da música. A lambada era muito rápida e frenética, impossibilitando muitos passos que existem hoje. A dança zouk brasileira possui hoje vários estilos. Mas a base para a dança nunca deixou de ser a lambada e os giros e movimentos de braços presentes na salsa, soltinho, rock and roll eforró, entre outros.

É preciso ter muito cuidado para não confundir a música com a dança. A dança zouk brasileira pode ser dançada com diversos ritmos: kizomba, tarraxinha, cabolove, cabozouk e zouk R&B. A dança zouk do Caribe (passada) está em muitos lugares, como França e Inglaterra. Os principais polos do zouk caribenho são Cabo Verde e Haiti. A dança e estilo musical kizomba, que é parecido com o zouk, é de origem angolana, tendo forte implementação nos países africanos de língua oficial portuguesa, mas não está relacionada com o zouk dançado no Brasil. O zouk love é um ritmo mais lento da dança zouk.

Considera-se que o zouk dançado no Brasil não é o mesmo dançado no Caribe. Os passos brasileiros são semelhantes aos da lambada, mas realizados mais lentamente. O ritmo dançado nos demais países é chamado de zouk love e seus passos são diferentes, por serem mais suaves. O zouk love possui três passos principais: o zouk cannelle (canela), o zouk gingembre (gengibre) e o zouk piment (pimenta”).

Para esses passos, é necessário considerar que os momentos de transferência do peso corporal ocorrem com movimentos de inclinação e de circundação da cabeça. O passo básico chamado canela se dá de maneira semelhante ao caminhar, para a frente e para trás, durante o qual o homem e a mulher se colocam de frente um para o outro.

Assim, o membro inferior direito de cada dançarino estará próximo ao membro inferior esquerdo de seu parceiro. O movimento é iniciado com a perna direita do homem projetando-se para a frente e, consequentemente, a perna esquerda da mulher projetando-se para trás. A seguir, ambos se reparam, agrupando os membros inferiores, para "dar um passo" no sentido oposto: a mulher movimenta a perna esquerda para a frente e o homem a acompanha com a perna direita para trás. Esse movimento de vaivém é contínuo ao longo da dança.

O passo gengibre envolve a semiflexão dos joelhos, seguida de extensão, assemelhando-se ao movimento de descer e subir. Essa movimentação, na articulação do quadril, é realizada à direita e à esquerda. Já o passo pimenta é a fusão dos anteriores (canela e gengibre), com o casal dançando o mais próximo possível, entrelaçando os membros inferiores. Embora algumas articulações tenham sido enfatizadas na descrição dos movimentos, na caracterização do zouk não basta apenas dar passos para a frente, para trás e para os lados. É necessário desenvolver todo o corpo ao dançar.

Este género é praticado nas Antilhas francesas (Guadalupe e Martinica), na Guiana Francesa e também em Santa Lúcia. Nos países de expressão francesa, ele é cantado, principalmente, em crioulo das Antilhas.

O criador do zouk foi o grupo Kassav', que misturou o calipso, um estilo musical afro-caribenho, e a makossa, um estilo musical originário das regiões urbanas do Camarões, ganhando o nome de zouk na Europa, em 1985, através da música "Zouk la sé sèl médickaman nou ni", que cunhou o estilo com o nome zouk. É de notar que zouk não era o nome do estilo musical: de facto, os Kassav' nunca tinham atribuído esse nome ao estilo que desenvolveram, significando zouk, em Crioulo do Haiti, "festa". Por outras palavras, o nome da música em português é "A festa é o único medicamento que temos". Como em França pouca gente entendia o Crioulo, e o nome que sobressaía do título era zouk, o estilo passou a ser conhecido, então, por zouk.

 

 

 

 

Origens estilísticas

Música que se tornou popular em meados dos anos 1980 pelos grupos originários das Antilhas Francesas. A música é uma mistura entre o Calipso e a Makossa.

 

Contexto cultural

Iniciado em meados dos anos 1980 por grupos das Antilhas Francesas

    Subgêneros

    Zouk Love - Zouk Black - Cabo-Love - Cabo-Zouk - Lambada

    Gêneros de fusão

    compasbiguineGwo kabelecadence

    Formas regionais

Antilhas Francesas - Guiana Francesa - África Ocidental - França - Portugal


    UM POUCO SOBRE O ZOUK

No final da década de 80 do século XX, as pistas de dança foram invadidas por um novo ritmo que assim como o maxixe mexeu com a moral da época: a Lambada. Esta dança explodiu no verão europeu de 1989. A música "Llorando Se Fue" era um sucesso total, ocupando o primeiro lugar em várias paradas de sucesso em diversos países. Mesmo desaparecendo das listas de sucesso, a Lambada como dança, continua em destaque na Bahia, onde independente da moda, permanece sendo dançada nas areias de Porto Seguro dividindo espaço com o Axé Music.
A Lambada como música saiu de moda cedendo lugar para outros ritmos latinos, mas a vontade de dançar de muitos simpatizantes daquele ritmo não. "Enquanto o Lambadeiro viver a Lambada jamais morrerá".
Atualmente, temos a Lambada sendo dançada ao som do Zouk, ritmo este originário da Martinica e Guadalupe, cantado na sua maioria em creòle, dialeto francês, este ritmo é o que mais se aproxima da nossa Lambada, posto que esta última sofreu influências do Zouk em sua formação. Desde a época que estourou a Lambada, o Zouk já era executado em vários países da Europa e América Central. É um ritmo realmente fascinante, sua cadência enseja muito romantismo, principalmente quando se trata do Zouk Love. O próprio nome já diz tudo: É uma verdadeira "Festa do Amor”, é puro romantismo para nenhum Latin Lover botar defeito. A lascívia da Lambada cedeu lugar para a sensualidade refinada do Zouk. Na Martinica, assim como em Guadeloupe foi criado para este ritmo uma dança.
No Brasil, primeiro chegou a música e a tradução em termos de movimento ficou a cargo dos dançarinos que viram no Zouk uma possibilidade de manter a nossa Lambada viva. Por sua estrutura melódica e harmônica diferenciada, a Lambada de outrora sofreu alterações incorporando novos passos, formas e dinâmicas diferentes. Surge então o movimento Zouk no Brasil. Muito forte em São Paulo, hoje em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília e ganhando força novamente em Porto Seguro.
O Zouk - que significa "Festa" - é uma dança praticada no Caribe, principalmente nas ilhas de Guadalupe, Martinica e San Francisco, todas de colonização Francesa. Já o Zouk praticado no Brasil difere daquele que se vê no Caribe, assim como da própria Lambada, pois entre nós sofreu influência de outras formas de dança. O Zouk é dançado com movimentos contínuos, que resultam num passeio em liberdade melódica, com respiração nas pausas. Sua musicalidade e ritmo ensejam o romantismo e a amizade, fortalecendo um dos mais gratificantes prazeres da vida, que é dançar." 
Veja abaixo um vídeo produzido por Israel Szerman, professor, DJ e grande incentivador do Zouk em Brasília.

 

SITES SOBRE O ZOUK

https://www.zoukclub.com.br/

https://www.planetzouk.net/blog/

https://zoukpassion.com.br/

 

CANTORES/DJS

ANSELMO RALPH

https://www.youtube.com/watch?v=xK39qG72F-A&list=PL12CB20E26B3F6F88

PAULO MAC

https://www.youtube.com/watch?v=4yyAEF-p7Io&list=PL22ED7B284C525A6A

 

BALADAS

https://www.cariocaclub.com.br/

https://www.facebook.com/hawai.interlagos

 

Voltar ao topo...